Para encerrar com chave de ouro o intensivo de aprendizados sobre o papel da comunicação pública na defesa da democracia, o último painel do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas terá como tema “Diversidade, Inclusão e Acessibilidade”.
A discussão será comandada pelas painelistas Manoela Alves, CEO do Instituto Enegrecer, e Mariana Oliveira, secretária de Comunicação do Supremo Tribunal Federal. O painel será mediado pela economista-chefe da Findes e madrinha do movimento “Elas no Orçamento”, Marília Silva.
Manoela será responsável por apresentar “a jornada da comunicação antidiscriminatória e o respeito à diversidade na Administração Pública”, já Mariana irá discutir com os congressistas “o desafio da linguagem simples na comunicação pública”.
O II CNCTC será realizado em Vitória (ES), nos dias 4 e 5 de julho. Além de painéis de discussão, o encontro também irá promover palestras magnas e oficinas para os participantes. As inscrições são gratuitas e já estão abertas! Clique aqui e confira.
Currículos
Manoela Alves é advogada, especialista em Direito Público, Direito Antidiscriminatório e Compliance e professora universitária. Além disso, é secretária-geral adjunta da OAB em Pernambuco e CEO do Instituo Enegrecer.
O Instituto é um afroempreendimento para enfrentamento às desigualdades sociais e todas as formas de discriminação, que tem como ponto de partida o atendimento à necessidade social pela conformidade na temática antidiscriminatória.
Manoela é um grande nome na pesquisa e militância permanente contra as opressões sociais.
Mariana Oliveira é jornalista especializada na cobertura do Poder Judiciário e ocupa o cargo de secretária de Comunicação do Supremo Tribunal Federal desde 2021.
Além da posição atual, ela já atuou como secretária de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral, assessora-chefe também no TSE e jornalista na Rede Globo.
A mediadora Marília Silva é economista-chefe da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e gerente-executiva do Observatório da Indústria da Findes. Doutora, ela é responsável por monitorar e apresentar os principais resultados alcançados pela instituição a cada período.
O CNCTC
O Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas é uma iniciativa do sistema tribunais de contas, iniciada em 2023, buscando a melhoria na qualidade da comunicação institucional, o desenvolvimento de uma rede sólida de profissionais de comunicação comprometidos com a excelência e ética, e também o aprimoramento da comunicação nas instituições responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento da democracia.
Em 2024, o evento é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
O evento tem o patrocínio do Banestes, Tribunais de Contas do Estado do Amapá, Goiás e Amazonas. Além disso, há apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do Programa de Combate à Desinformação, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Vitória, Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTV), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Asociación de Entidades Oficiales de Control Público del Mercosur (ASUR), da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), TVE-ES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo e Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e Santa Catarina.