II CNCTC terá oficinas relacionadas a temas atuais da profissão

Atenção, comunicadores!  

Com o II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) se aproximando a cada dia, é hora de apresentarmos as oficinas que serão oferecidas aos congressistas durante a programação do evento, que acontece em Vitória (ES), nos dias 4 e 5 de julho. 

Ao todo, serão quatro oficinas disponíveis, com número de participantes monitorados. Na programação, elas irão ocorrer de forma simultânea, em salas específicas, com inscrições prévias. 

Além das oficinas, os congressistas terão acesso a paineis de discussão e palestras magnas, que irão abordar os mais variados temas da comunicação, como Estratégias de Comunicação Pública; Transformação digital e democracia; Diversidade, Inclusão e Acessibilidade; Desinformação; e muito mais.  

Confira os temas das oficinas 

No final da tarde do primeiro dia de encontro, os profissionais de comunicação poderão participar da oficina “IA nas rotinas e processos de comunicação”, ministrada pela Daniela Pereira, diretora de estratégia digital da FSB, maior agência de comunicação corporativa da América Latina.   

Além desta, a oficina 2, de tema “A importância da análise de dados na comunicação pública”, com a professora, consultora, especialista em inovação e novos negócios, Daniela Senador, também estará acontecendo.  

Já no segundo dia de Congresso, serão oferecidas mais duas oficinas: “Uso do WhatsApp na Comunicação Pública”, com João Paulo Borges (JP do Whats), expert em WhatsApp; e “Conteúdo para redes sociais de órgãos públicos entre a inovação e a prestação de serviços”, ministrada por Felipe Barreto, coordenador das redes sociais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. 

Na ocasião, os profissionais presentes terão a oportunidade de discutir temas relacionados ao dia a dia da comunicação pública e trocar experiências referentes às ferramentas e estratégias de comunicação na atualidade.   

O CNCTC       

O Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas é uma iniciativa do sistema tribunais de contas, iniciada em 2023, buscando a melhoria na qualidade da comunicação institucional, o desenvolvimento de uma rede sólida de profissionais de comunicação comprometidos com a excelência e a ética, e também o aprimoramento da comunicação nas instituições responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento da democracia.       

Em 2024, o evento é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).        

O evento tem o patrocínio do Banestes, Banrisul, Tribunais de Contas do Estado do Amapá, Goiás e Amazonas. Além disso, há apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do Programa de Combate à Desinformação, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Vitória, Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTV), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Asociación de Entidades Oficiales de Control Público del Mercosur (ASUR), da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), TVE-ES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo e Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e Santa Catarina.