Desinformação será o assunto do segundo Painel do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas

Na tarde do primeiro dia do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, o assunto será desinformação na comunicação. Mediados pelo jornalista Geraldo Nascimento, editor chefe da Rede Gazeta (afiliada Rede Globo), Victor Durigan, Coordenador de Relações com a Sociedade e Combate à Desinformação no STF; e Daniela Machado, coordenadora do EducaMídia no instituto Palavra Aberta; compõem a mesa de painelistas. 

Em primeiro momento, Victor dividirá com os participantes os desafios e “A experiência do STF no combate à desinformação”. Em seguida, Daniela apresenta a palestra “Muito além das fake news – Uma agenda pela integridade da informação”. 

Este painel dá continuidade às apresentações do primeiro dia do II CNCTC, que acontecerá em Vitória (ES), nos dias 04 e 05 de julho. Além de painéis de discussão, o encontro também irá promover palestras magnas e oficinas para os participantes. As inscrições são gratuitas e já estão abertas! Clique aqui e confira.    

Currículos 

Victor Durigan tem experiência nas áreas de Direito Administrativo e Constitucional e atuação com ênfase em Relações Institucionais e Políticas, experiência na área de relações institucionais com atuação em Brasília, ênfase em Saúde e Política. Atualmente, é Coordenador de Relações com a Sociedade e Combate à Desinformação no STF. 

Jornalista pós-graduada em Educação Digital e Midiática pela Universidade de Rhode Island (EUA), Daniela Machado é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. Tem experiência de 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação, incluindo a agência de notícias Reuters e o jornal Valor Econômico. É coautora do Guia da Educação Midiática. 

Geraldo Nascimento é jornalista da Rede Gazeta (afiliada Rede Globo) desde 2004, com passagens como repórter, produtor, editor e apresentador pela TV Gazeta, CBN Vitória, AG digital e impresso. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente é editor chefe na Rede Gazeta. 

O CNCTC     

O Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas é uma iniciativa do sistema tribunais de contas, iniciada em 2023, buscando a melhoria na qualidade da comunicação institucional, o desenvolvimento de uma rede sólida de profissionais de comunicação comprometidos com a excelência e ética, e também o aprimoramento da comunicação nas instituições responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento da democracia.     

Em 2024, o evento é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).      

O evento tem o patrocínio do Banestes, Tribunais de Contas do Estado do Amapá, Goiás e Amazonas. Além disso, há apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do Programa de Combate à Desinformação, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Vitória, Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTV), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Asociación de Entidades Oficiales de Control Público del Mercosur (ASUR), da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), TVE-ES, Assembleia Legislativa do Espírito Santo e Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e Santa Catarina.